sábado, 10 de novembro de 2012

EUVÍ: Quem é o melhor arquiteto? Dick Morris, Karl Rove ou Davis Axelrod? Quem é David Axelrod?

A inteligência é uma virtude que merece ser premiada. No momento não existe ninguém que possa ser mais culpado pela reeleição de Barack Obama que David Axelrod. Axelrod é um judeu americano que nasceu em Nova Iorque e se tornou consultor político democrata em Chicago. Em 1992, Axelrod conhece o jovem Barack Obama e alguns anos mais tarde decide ajudá-lo a chegar ao cargo mais elevado do país.



Axelrod trabalhou para várias campanhas democratas durante sua vida e em 2008 já havia trabalhado para 5(Barack ObamaHillary Rodham ClintonJohn EdwardsChris Dodd eTom Vilsack) dos candidatos democratas para a nomeação do partido. Axelrod tinha uma longa relação com Hillary Clinton, que já havia trabalhado com sua mãe, mas no final das contas seu coração o fez decidir ser o estrategista chefe da campanha de Obama.



Na chefia da campanha de Obama Axelrod coordenou uma heróica briga contra a favorita Hillary Clinton. Obama conseguiu se pintar como o candidato da mudança dentro da primária democrata e isso fez conseguiu fazer com que ele arrecadasse muito mais recursos que a campanha de Hillary Clinton. Axelrod foi o principal responsável pelo foco que a campanha de Obama colocou na internet. Sob a chefia de Axelrod, o twitter e o youtube se  tornaram armas importantes para a conquista do voto dos jovens na eleição de 2008.



Quando Obama venceu as primárias contra  Hillary, o caminho para a Casa Branca estava relativamente tranquilo com a disputa entre o democrata e o herói de guerra John McCain. Obama era a mudança, um homem jovem com ideias jovens, o primeiro negro a ser nomeado pelos democratas e tudo nele destoava do que McCain simbolizava. Numa época em que a guerra e a crise financeira provocada pelos republicanos incomodavam a vida dos americanos não foi difícil vencer uma eleição que ganhava tantos significados com a vitória do primeiro presidente negro num país marcado pelo racismo.

A vitória de Obama em 2008 por 10 milhões de votos mostrou como Axelrod tinha desenhado uma vitória real que poderia das respaldo às ideias de Obama no controle do país. Porém, passados 2 anos, Obama perdeu o controle da câmara e teve dificuldades de impor suas promessas de campanha. Com a exceção da morte de Bin Laden, Obama não possuía nenhum ato que de fato uniu o país de forma unânime. Com vários problemas com a economia, Obama se tornou um presidente vulnerável na eleição de 2012.



Foi nesse momento que Axelrod arregaçou as mangas e coordenou uma campanha com uma estratégia vencedora. Axelrod não focou a campanha nas medidas que Obama adotou no seu primeiro mandato(porque seu primeiro mandato não possuía muitos sucessos), então ele preferiu focar a campanha do estrago da figura do adversário Mitt Romney.



Axelrod gastou milhões de dólares veiculando comerciais arranhando a imagem de Romney, o acusando de ser um rico que criaria empregos na China, o acusando de não se preocupar com os pobre, o acusando de ser um criminoso que matou uma mulher, o acusando de querer instalar o darwinismo social, etc. Em suma, quando você não tem uma boa história para contar, a única coisa que pode te ajudar é pintar seu oponente como alguém perigoso que as pessoas deveriam ter medo dele.



As táticas de Axelrod funcionaram, pois os americanos em pesquisas apontaram que Romney tinha um melhor plano para a economia, mas eles confiavam mais em Obama e achava que ele se preocupava mais com o sofrimento das pessoas. A vitória da propaganda negativa dessa eleição cria um antecedente que vai ser seguido por muitos políticos que tiveram um mandato controverso, que é possível vencer sem apresentar novas ideias e somente atacando a imagem de seu adversário.



Axelrod foi tão brilhante que até apostou que cortaria seu bigode de 40 anos se Obama perdesse a eleição. O bigode de Axelrod sobreviveu a essa eleição e o marketing político jamais será o mesmo depois das eleições de 2008 e 2012. Aprendemos que as pessoas votam com o coração, votam com o medo, votam com o bolso, votam pelas suas liberdades e que dividir o país em dois e pegar a metade maior é a melhor fórmula para vencer uma eleição. Axelrod apostou na esperança em 2008 e venceu e em 2012 apostou no medo e também venceu.



Axelrod ensinou a todos que um candidato forte pode vencer mesmo sem ter cumprido o que prometeu e que o medo pode vencer a esperança.

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