quinta-feira, 1 de novembro de 2012

EUVÍ: O furacão Sandy é consequência do aquecimento global?

Furacão Sandy é o furacão do inferno. Ele quebrou todos os recordes. Foi a tempestade do século. É o furacão que vamos dizer aos nossos netos.Nunca um furacão tão grande atingiu uma área tão importante e povoada no mundo. O furacão desafiou a humanidade trazendo desgraça à capital do mundo. Seria esse um sinal de deus que a humanidade foi longe demais na sua corrida evolutiva? Talvez não.

A pergunta que não quer calar é porque o furacão aconteceu, se a humanidade pode evitar mais furacões como esse e se o furacão foi uma consequência do aquecimento global.

O Furacão Sandy é incomum porque envolveu a colisão de três massas de ar. Primeiro, você teve um furacão de tamanho médio vindo do Atlântico, alimentando-se das águas quentes do Golfo. Então você tinha um padrão de fluxo incomum, levando os ventos frios do Ártico da região do polo norte até a Flórida, colidindo com o furacão. Terceiro, você teve uma tempestade de baixa pressão vindo do oeste.

Por si só, nenhum destes três poderiam causar muito dano. Mas, juntos, eles se transformou numa gigante supertempestade que pegou os cientistas de surpresa. Como programas de computador não são muito bons em modelar a colisão de duas massas de ar, simular a colisão de três massas de ar é ainda mais difícil.

A pergunta que não quer calar é se o furacão está relacionado ao aquecimento global? 

Em primeiro lugar, não há nenhuma arma fumegante, nenhuma evidência conclusiva que aponta para o aquecimento global, o que é um efeito médio, medido ao longo de muitos anos. No entanto, os sinais não são bons. O aquecimento global estaria esquentando as águas do Golfo, e como todos sabem,  água quente é a fonte básica de energia a condução de um furacão.

Com águas mais quentes, em princípio, existe mais energia para um furacão. Mas furacões também retiram energia da diferença de temperatura entre o ar frio e quente. A colisão incomum, com a corrente de ar do Ártico também ajudam a alimentar um furacão.

E o fato é que as regiões norte polares estão mudando com o derretimento das calotas polares. Isso pode significar possíveis mudanças no  fluxo de ar. Portanto, é possível que o aquecimento da Terra possa causar furacões de maior intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário