domingo, 11 de novembro de 2012

EUVÍ: Redistribuição dos royalties do petróleo, não dá pra ficar triste



Eu moro numa cidade em que 70% das pessoas votarão na Dilma no segundo turno da eleição presidencial de 2010. Me recordo de ter lido a plataforma de Serra e de Dilma e só me lembro de ter visto um candidato jurar de pés juntos que não iria tirar os royalties do petróleo do Rio de Janeiro, e esse candidato era José Serra! Isso fez com que minhas orelhas levantassem e se eu tinha um pingo de dúvida em quem eu ia votar naquela eleição.



Em 2010 eu estava vivendo o ápice do meu desgosto com a política e não encontrava em nenhum dos 3 candidatos a presidente um líder capaz de unir o nosso país e implementar as mudanças que o país precisava e não tive escolha a não ser anular o voto no primeiro turno, ato que nunca mais farei. Marina não possuía nenhuma capacidade de governar com o congresso de alianças fisiológicas, Serra é o símbolo da antipatia e da privataria tucana e Dilma era um poste de Lula.

No segundo turno entre Dilma e Serra resolvi sair de cima do muro e não só apoiar José Serra como distribuir material de campanha do tucano e colocar vários adesivos e bandeiras do tucano em minha casa. Apesar de não me arrepender de ter feito campanha para um candidato infeliz como Serra, pude ver com clareza o pensamento da minha vizinhança. Em alguns lugares em que frequentava no meu bairro, por saberem que eu era um apoiador de Serra passei a ser maltratado e fui obrigado a parar de ir em alguns lugares depois da eleição. O fato de expressar meu voto num tucano num bairro petista me transformou numa figura hostil que deveria ser contestada.



Meu apoio a José Serra em 2010 se deu porque ele tinha as melhores propostas(mas não tão melhores que as de Dilma) e pelo fato dele prometer não tirar os royalties do petróleo do Rio de Janeiro, estado em que eu morava na época. Entre votar em um candidato que promete fazer algo e um que não promete nada, eu prefiro votar no que promete alguma coisa, pois mesmo podendo mentir, tem mais chances de fazer algo do que o que nada promete.

Mesmo assim o Rio de Janeiro deu uma expressiva votação para a candidata Dilma do PT! PARABÉNS!!! O RIO MERECE A PRESIDENTE QUE TEM!!! Espero que agora os nossos amigos do PT aprendam que ELEIÇÕES TÊM CONSEQUÊNCIAS. É óbvio, os petistas vão argumentar que se o Serra tivesse sido eleito o país seria destruído e que não se arrependem em ter votado na companheira Dilma.



Agora, cabe a Dilma decidir se veta ou sanciona a proposta de redistribuição dos royalties do petróleo, na minha opinião não dá pra ficar triste, pois o resultado é previsível. Dilma vai acabar sancionando essa lei e fazer a alegria dos estados do Nordeste, Norte e Sul. Se de fato a redistribuição ocorrer estipula-se que 77 bilhões de reais fujam correndo do Rio de Janeiro.


Se Dilma realmente ficar queimada pela redistribuição dos royalties não tem problema, pois uma pesquisa feita esses dias aponta que Lula venceria eleição de 2014 por 70% dos votos válidos. Pelo visto, os royalties vão ter que ser decididos pelo Supremo, que deve aprovar a lei. O povo do Rio deve acordar e responsabilizar o PT por esse retrocesso, se bem que vão acabar dizendo que isso foi culpa do FHC. Enquanto isso, o PT do Rio tem a cara de pau de arquitetar a candidatura ao governo do Rio de Janeiro do senador Lindberg Farias.



Espero que Dilma seja honesta e vete o projeto de redistribuição dos royalties para que o Rio de Janeiro tenha condições de fazer as Olímpiadas e a Copa do Mundo de 2014. Até porque se a Dilma sancionar a redistribuição dos royalties, ela pode causar um efeito prejudicial ao seu partido, a redistribuição dos votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário