segunda-feira, 5 de novembro de 2012

EUVÍ: Pra que que serve esse tal de Enem?

Enem? Nenem? Qual a diferença?

Quando eu era um vestibulando, fui obrigado a pagar as inscrições para várias faculdades públicas. Cada dia de prova foi uma diferente guerra que foi travada e no final escolhi ir para a universidade que queria.



Mas me lembro que quando eu era um jovem imberbe eu fiz o Enem, isso ja deve fazer meia década, o que mais me recordo é que o Enem me deixou muito cabisbaixo, pois era uma prova muito fácil em relação às outras e o meu desempenho foi pífio.

Hoje, o Enem tem muito mais importância do que na minha época e tem também muito mais atenção da mídia.



O Enem possui três finalidades:

1-Bem, conforme a proposta do ministro petista e hoje prefeito Haddad, é quase certo que o ENEM vai substituir o velho vestibular das universidades. Por isso, ele se torna ainda mais importante. Mesmo que isso não fosse acontecer, você já pode  usar a nota da redação do ENEM no exame vestibular de muitas universidades.



2- Agora o Enem pe pré-requisito para solicitação de bolsa do PROUNI. Mas o que é Prouni?

O Programa Universidade para Todos disponibiliza bolsas de estudo de até 100% para alunos de universidades privadas, tem como critério de seleção a nota do ENEM. Isso quer dizer que você precisa fazer e ir bem no Exame para conseguir uma bolsa do PROUNI. Foi o que aconteceu com um amigo meu que hoje é médico.



3-Possibilitar a autoavaliação do aluno concluinte do Ensino Médio.

Por exemplo, um aluno com a finalização de seus estudos básicos e que quer ingressar na universidade, precisa ter uma ideia de como foi seu aprendizado. A prova do ENEM possibilita esse teste.



4- O Enem serve para criar memes nas redes sociais com as fotos daqueles que não conseguiram chegar a tempo para fazer a prova, mesmo com todos os avisos para que todos chegassem cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário