segunda-feira, 12 de novembro de 2012

EUVÍ: Deus é Real? Ministério Público Federal de São Paulo quer tirar "deus seja louvado das notas"! E agora?


O Brasil goza de liberdade religiosa, isso significa que podemos escolher a religião que quisermos ou não escolher religião alguma, isso não significa que temos o direito de viver livre dos sinais das religiões que não somos pertencentes. Liberdade de religião não é liberdade da religião, uma implica em poder escolher a religião que quisermos, a outra implica em ser ver livre de todas as religiões.



O problema da nossa sociedade hipócrita é que existem pessoas que se acham tão inteligentes e nobres que usam de suas nobrezas e inteligências, não para se compadecer e amar aos mais humildes, mas para se ver no direito de julgar e implicar com os princípios, crenças e valores diferentes(ou inferiores) dos delas. São pessoas que ao invés de pensar nos outros, pensam em si mesmas; ao invés de amarem os outros, amam a si mesmas; ao invés de olharem para os erros e contradições dos outros, deveriam olhar para si mesmas num espelho.



A citação "deus seja louvado" existe desde a implementação do Plano Cruzado em 1986 e sempre causou polêmica. Antes de qualquer coisa vou dar a minha opinião e declarar que sou um defensor do Estado laico e da liberdade religiosa, não possuindo nenhuma empatia com a frase "deus seja louvado" nas notas. Entretanto, vejo que por trás da discussão sobre a nota, existe um conflito milenar sobre o espaço de deus na sociedade e sobre a imposição dos valores religiosos aos irreligiosos.



Imaginem vocês uma pessoa que ODEIA as religiões e tudo que elas simbolizam, ela faz um esforço enorme para ignorar o máximo possível os valores religiosos, não perde uma oportunidade para criticar as religiões, julga pessoas que frequentam templos como doentes e vê na religião a maior mazela do mundo atual. Essar pessoa se vê sacaneada, pois no meio de seu materialismo é obrigada a se deparar com com a frase "deus seja louvado" no seu amado e suado dinheiro. A última coisa que esta pessoa gostaria de fazer é trabalhar para que a frase "deus seja louvado" seja propagada.



Agora imaginem uma pessoa comum que trabalha e pega seu dinheiro no banco e lê "deus seja louvado" nas notas. Essa pessoa fica mais religiosa? Essa pessoa fica com raiva? Essa pessoa se torna uma pessoa mais agradecida ou melhor? É bem provável que uma pessoa comum ignore o que está escrito na nota e se preocupe mais com seu problema maior, como vai gastar o dinheiro. Uma pessoa comum não perde tempo analisando os pormenores que cercam a sua vida, ela simplesmente a vive.



O que vou fazer agora é visto como o ato mais horroroso, sanguinário e atrasado para muitas pessoas que se dizem mente aberta, eu vou citar a polêmica bíblia:

Mateus, capítulo 22, versículo 21:“Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus”.

O mesmo livro(não acredito que seja o mesmo livro) que mostra deus pedindo para que matem mulheres e crianças pede para que separemos o Estado e a religião. Óbvio, para os ateus a bíblia merecer ser menos respeitada do que o capim, mas mesmo nas linhas tortas e antiquadas do livro de cabeceira cristão podemos ver que a religião e o Estado são entidades que devem manter uma distância saudável entre si.



Agora os mais puritanos deixem-me citar o gênio ateu Friedrich  Nietzsche:

"Deus está morto mas o seu cadáver permanece insepulto.""As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras."

Mesmo hoje, muitos pensam como Nietzsche(e têm muitos motivos para tal) e acreditam que deus é um ser inexistente que não deve ser reconhecido, acreditado e MUITO MENOS louvado. Segundo esse raciocínio, uma cadeira estaria mais apta a ser louvada do que deus, uma vez que a cadeira existe.



O que o olhar mais radical esconde é que deus de fato existe! Sim, deus existe! Ele existe no dicionário e na cabeça das pessoas!!! Caso deus não existesse não haveria porque se discutir sua inserção nas notas. Se ele existe de fato fisicamente em algum lugar, eu acredito que nunca poderemos provar, mas é ingenuidade não crer que a crença em deus tem guiado as sociedades dos estágios mais primitivos até os dias de hoje. Alguns acreditam que a crença em deus ajudou as sociedades a progredirem com compaixão e com princípios igualitários, outros acreditam que as crenças nas divindades só trouxeram atrasos e genocídios. O fato é que a figura da divindade está embutida na formação do caráter do homem desde seus dias mais primitivos.

Mesmo sendo contrário a frase nas notas sou obrigado a ter que pensar em alguns pontos:

1-A frase "Deus seja louvado" criaria polêmica porque vai contra o Estado laico, que não beneficia nenhuma religião.

2-A frase não leva em conta a existência de comunidades não-teístas como as de agnósticos, budistas e ateus, bem como adeptos de outras religiões não-monoteístas, como o hinduímo e religiões afro-brasileiras.

3-A República Federativa do Brasil não é anti-religiosa ou anti-clerical, sendo-lhe vedada apenas a associação a uma específica doutrina religiosa ou a um certo e determinado credo.

4- A exemplo da moeda, até a Constituição foi promulgada “sob a proteção de Deus”. Então porque não mudar também a constituição?

5-Para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença, o problema é que as pessoas que são não-teístas se incomodam com isso, pois pagam impostos. Para quem crê em Deus, a referência significa algo. E os que creem em Deus também pagam impostos e são a maior parte da população brasileira.

6-Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: ‘Alá seja louvado’, ‘Buda seja louvado’, ‘Salve Oxossi’, ‘Salve Lord Ganesha’, ‘Deus não existe’. Com certeza haveria agitação na sociedade brasileira em razão do ENORME constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em deus.



7- Se o Estado é laico fica proibido citar as palavras como deus, alcorão, bíblia, Ogum, Ganesh, Sidarta, Jesus, Maomé  e cia, só porque são palavras de origem religiosa? Estado laico significa censurar as citações de uma determinada religião ou Estado laico significa que o Estado deve agir sem estar ligado a nenhuma religião? Se amanhã criarem uma religião que tem por deus o Estado, a palavra Estado terá que ser proibida pelo Estado?

3 comentários:

  1. Um país laico não precisa de nenhum deus.
    - Religião e fé, são para àqueles que para serem virtuosos, precisam viver sob a ameaça do fogo do inferno.

    - Religião e fé, são para àqueles que para serem virtuosos, precisam de algo em troca (vida eterna).

    Chantagem, portanto. Serei isto se me deres aquilo. Isto por si só , já é algo amoral.

    ResponderExcluir
  2. Não é uma maravilha? que deus pai maravilhoso e perfeito:


    Disse o Senhor: "MATAI portanto todas as CRIANÇAS do sexo masculino. MATAI também todas as mulheres que conheceram varão, coabitando com ele. Não conserveis com vida senão as meninas que não coabitaram com homem e ELAS SERÃO VOSSAS." (Números 31:17

    Palavras do Senhor: .... SEUS FILHOS SERÃO DESPEDAÇADOS, E AS SUAS MULHERES GRÁVIDAS SERÃO ABERTAS PELO MEIO. – Oséias 13:16

    Isaias 13:16 Disse o Senhor dos Exércitos: E SUAS CRIANÇAS SERÃO DESPEDAÇADAS PERANTE OS SEUS OLHOS; AS SUAS CASAS SERÃO SAQUEADAS, E AS SUAS MULHERES VIOLADAS.

    “Diz o Senhor: porém MATARÁS desde o homem até à mulher, DESDE ÀS CRIANÇAS ATÉ ÀS DE PEITO, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.” (I Samuel 15:2,3)

    MATAI a velhos, a moços e a virgens, A CRIANÇAS E A MULHERES... Ezequiel 9:6

    Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Cada um cinja a espada sobre o lado, passai e tornai a passar pelo arraial de porta em porta, E MATE CADA UM A SEU IRMÃO, CADA UM, A SEU AMIGO, E CADA UM, A SEU VIZINHO Êxodo 32:27

    MATAI VELHOS, MANCEBOS E VIRGENS, CRIANCINHAS E MULHERES, até exterminá-los a quem estiver o sinal; e começai pelo meu santuário. Então começaram pelos ANCIÃOS que estavam diante da casa. Ezequiel 9:5

    Êxodo 7:17 Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor: Eis que eu, com esta vara que tenho na mão, ferirei as águas que estão no rio, E ELAS SE TORNARÃO EM SANGUE.
    18 Os peixes que estão no rio morrerão, o rio cheirará mal, e os egípcios terão nojo de beber água do rio.
    20 Fizeram Moisés e Arão como o SENHOR lhes havia ordenado...
    21 De sorte que os peixes que estavam no rio morreram, o rio cheirou mal, E OS EGÍPCIOS NÃO PODIAM BEBER A ÁGUA DO RIO; e houve sangue por toda a terra do Egito.

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelo comentário Nilson, que deus te ilumine.

    ResponderExcluir