sábado, 24 de novembro de 2012

EUVÍ: Homossexualidade - Por que devemos tomar uma posição


Desde os primórdios da humanidade para a preservação da espécie humana, homens e mulheres constituem a instituição mais conhecida como família. Não há nada de errado com isso. Caso deus exista e tenha criado homem e mulher para a preservação da espécie humana e da família, isso não faz dele um homofóbico.



Não sou homossexual, não tenho nenhum parente homossexual e também não tenho nenhum amigo que é, mas não é por isso que eu deveria ser um homofóbico. Entendo que cada um tem o direito de viver como quer e que não cabe a mim julgar ou fazer juízo de valor da atividade sexual das pessoas a minha volta ou rotular alguém em função disso. Cada um deve ter a liberdade para fazer o que desejar com o seu corpo, contanto que não prejudique as pessoas a sua volta. Mas o que seria liberdade?



Liberdade não é submeter todos aos códigos morais de uma sociedade e obrigar muitos a serem infelizes. Liberdade significa deixar que as pessoas façam o que querem, mesmo quando você não concorda ou aprova. Liberdade é o direito de fazer as suas decisões, "certas ou erradas" e ser responsável pelas suas consequências.

Infelizmente, a nossa sociedade, adepta do politicamente correto, julga todos aqueles que discordam moralmente da homossexualidade como homofóbicos. Eu posso discordar do catolicismo e não seria por isso chamado de catolicofóbico, posso discordar dos evangélicos e não seria por isso chamado de evangelicofóbico. Uma coisa é você discordar de determinada prática, outra muito diferente é você segregar e humilhar as pessoas que são adeptas dela.

Antes de tudo vamos definir o que é homofobia: Homofobia é uma doença que ataca algumas pessoas e se caracteriza pelo ódio, preconceito e medo em relação aos homossexuais. Sendo assim, o simples fato de alguém discordar de determinada atividade por convicções morais e religiosas não caracteriza como homofobia, mas também não o dá o direito de distratar os homossexuais.

Muitos são contra a união homossexual(eu não sou) e afirmam que se um homem pode casar com um homem, porque ele também não pode casar com dois homens? Por que ele não teria também o direito de casar com mais de dois também já que somos todos livres? Por que um homem não poderia se casar com animais, robôs, objetos e afins? Bem, como já disse, as pessoas têm todo o direito de serem contra aquilo que quiserem, mas eu acredito que todos devem ter o direito de viver como e com quem quiserem e o Estado deve reconhecer as uniões que as pessoas têm, até porque também pagam impostos.

Mas nem tudo são flores quando o assunto é a luta pelos direitos no Brasil. A intolerância aparece ter incidência nos dois lados desse espectro. Me recordo que certa vez um polemicista e religioso conhecido pelo nome de Silas Malafaia espalhou outdoors por todo o Rio de Janeiro com os inscritos:"Em favor da família e da preservação da espécie humana, Deus fez macho e fêmea".

Pronto, foi o suficiente para que várias pessoas se levantassem para pichar e depredar muitos dos outdoors(o que é crime) com o pretexto de que eles incitariam a homofobia. Mas incitar a homofobia como? Pode no máximo incitar o teísmo, pois de fato se o criador existe, ele com toda a certeza criou macho e fêmea e dessa forma invariavelmente a espécie humana foi preservada até os dias de hoje. Onde está a homofobia nessa frase? Não tem homofobia nenhuma, mas tem ignorância. Tanto é que os outdoors em favor da diversidade que foram feitos "em resposta" aos do religioso não foram depredados.



É muito comum na internet as pessoas lerem um texto e já fazerem um comentário apenas por causa do título, imagino que o mesmo tenha acontecido nesse caso. Algumas pessoas, que já não devem gostar muito do Malafaia devido às suas opiniões contra a homossexualidade julgaram que se ele fez qualquer tipo de comentária em relação ao tema, só poderia se tratar de homofobia.



O que acontece na verdade é que o religioso Malafaia tenta o máximo capitalizar em meio a esses temas polêmicos em função do conservadorismo social de uma parte considerável da sociedade, que também é contrária à homossexualidade. Malafaia, que é um pastor evangélico num ramo tão competitivo, adora aparecer às custas da defesa da família para se destacar dentro do movimento evangélico. E de fato ele vem conseguindo, pois muitos que ontem o ignoravam e não o conheciam hoje o odeiam e sabem muito bem quem ele é. No final das contas, os outdoors cumpriram sua função, ou seja, chamaram a atenção para Malafaia, que adora se fazer de vítima e de perseguido.

Em contrapartida, é comum vermos pessoas usando da ignorância para agredir de todas as formas os homossexuais, muitas vezes apoiadas em valores religiosos. Mas será que é a religião que causa o preconceito contra os homossexuais? Infelizmente, seria ingenuidade da minha parte acreditar que não. Na Grécia e na Roma Antiga a homossexualidade era muito bem aceita na sociedade e somente com a chegada do cristianismo que essa orientação sexual passou a ser marginalizada.



Enfim, existem pessoas que acham que a homossexualidade é imoral e existem pessoas que são homossexuais. Tanto um grupo quanto o outro vai continuar existindo e não existe nenhuma forma de tirarmos as pessoas de ambas os grupos da sociedade, embora o número de pessoas que são contrárias a homossexualidade só tenda a cair.

Portanto é importante que a sociedade aprenda a lidar com as diferenças, por mais profundas que elas sejam. O conflito em relação aos homossexuais é só um caso dos vários conflitos que existem na nossa sociedade em razão da diversidade étnica, religiosa e social. A melhor forma de respeitar uma pessoa que é diferente de você é tentar se colocar no lugar dela e se esforçar para amá-la. Em relação a todas as condutas que podemos ter, essa é a melhor posição.

Um comentário:

  1. A repulsa que os cristãos têm do homossexualismo, advém das sandices do seu profeta que em LEVÍTIVUS 18:22 incitava a matança dos homossexuais, como se o que dois adultos fazem dentro de quatro paredes, seja da conta de alguém. Em outro momento manda amar o próximo com a si mesmo. Contradições que mostra um padrão de esquizofrenia, pelo menos daqueles que 300 anos após a morte do profeta, escreveram a bíblia. Tudo na base do ouvi falar que o outro ouviu dizer. Talvez, também seja uma fuga psicológica pelo profeta não ter casado e ter andado com homens, no mínimo doze, além de dormir com eles.

    ResponderExcluir