segunda-feira, 5 de novembro de 2012

EUVÍ: Exemplo de pesquisa eleitoral mal feita : IBOPE em Salvador, Manaus e Curitiba

Não é de hoje que há a suspeita de que as pesquisas eleitorais são errôneas e confusas, mas a eleição de 2012 acabou com as suspeitas e confirmou o que muitos já imaginavam.

Em Salvador, a pesquisa boca de urna realizada no dia da eleição do primeiro turno indicava que Nelson Pelegrino (PT) passaria ao segundo turno com 43% dos votos, à frente de ACM Neto (DEM), que teria 36%, uma diferença de sete pontos percentuais. A pesquisa só tinha 2 pontos de margem de erro para mais ou para menos.



O resultado das urnas nçao poderia ter sido mais avesso ao da pesquisa: o democrata ficou à frente do petista, com 40,16% contra 39,73%. Então vamos ver, a pesquisa apontava Pelegrino 7 pontos a frente com 2 pontos de margem de erro para mais ou para menos, logo, se diminuirmos 2 pontos Pelegrino e aumentarmos em 2 pontos ACM, ainda assim teríamos um resultado de 3 pontos de vantagem para Pelegrino.

O problema é que ACM não só não ficou a menos de 3 pontos de Pelegrino, como venceu por quase 0,5 ponto percentual, o que transforma a pesquisa de boca de urna do Ibope num lixo que não serve para que ninguém faça uma análise sensata.

Fico imaginando como que se erra uma pesquisa de boca de urna? Como? As pessoas já votaram! É só perguntar pra elas! Eles só podem ter feito a pesquisa quando a caravana do PT estava passando.

A pesquisa de boca de urna em Salvador foi um desserviço e deveria haver uma punição para os institutos que falhassem fora da margem de erro suas previsões eleitorais.

Em Manaus a pesquisa de boca de urna foi ainda mais absurda. Na pesquisa a candidata do PC do B, Vanessa teria subido 10% na pesquisa de 19% para 29% e o candidato do PSDB, Arthur Virgílio Neto teria caído 6%, de 38% para 32%. Segundo a boca de urna do Ibope, o resultado da eleição seria um emocionante empate.



Porém, a boca de urna falhou miseravelmente e Vanessa teme 19% e Arthur Virgílio Neto teve 39%. UM ERRO DE 17 PONTOS!!!!!!!! 13 PONTOS FORA DA MARGEM DE ERRO!!!!!!!!!!!!! Um ultraje a democracia. Dessa vez nem se pode afirmar que foi um erro mensurável. E o pior é que não é a primeira vez que isso acontece.

Em curitiba,  a pesquisa de boca de urna do Ibope  indicava um segundo turno entre Ratinho Júnior (PSC) e Luciano Ducci (PSB). Ducci acabou superado por Gustavo Fruet (PDT) por uma diferença de 4 mil votos. Dessa vez a pesquisa ficou fora da margem de erro por apenas um ponto.

O que podemos concluir é que o Ibope acertou 95% de suas previsões, mas numa pesquisa de boca de urna eles poderiam muito bem ajustar uma margem de erro maior para evitar maiores vexames.



Em todo o mundo existem boatos de que pesquisas são compradas e que só servem para enganar a população. Eu nunca fui entrevistado pelo ibope e quando o assunto é pesquisa, a única que eu acredito é a que é que eu participo.

Até porque confiar que um instituto sabe o que vai acontecer no fututo, além de ingenuidade, é crendice popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário