segunda-feira, 12 de novembro de 2012

EUVÍ: Glória Perez chama os evangélicos de imbecis por boicotarem a novela dela. Certa ou errada?

“E penso que, em casos assim, o pessoal da imprensa deveria seguir o sábio conselho do Millôr Fernandes: ‘Não se deve ampliar a voz dos imbecis’” afirmou Glória Perez se referindo aos grupos evangélicos que estavam boicotando sua novela.



O Brasil é um país que goza de uma incrível liberdade religiosa, nós podemos ter a religião que quisermos ou não possuirmos religião alguma. O Brasil ainda goza de uma importante liberdade de expressão, mas é importante frisar que liberdade de expressão não é liberdade de ofender os outros. Nós sempre aprendemos que devemos tratar os outros com educação e assim os outros nos tratarão com educação. O problema é que xingar os outros de imbecis(por mais que eles de fato sejam) fere a membrana social e cria rivalidades ideológicas desnecessárias.



Se determinados grupos evangélicos fazem oposição a uma novela e decidem boicotá-la, é um direito deles. Se determinadas pessoas querem um programa, é um direito deles, se não querem ver, é um direito deles. As pessoas são livres para escolher o que fazer das vidas delas e suas escolhas podem ser fundamentadas em ideias inteligentes ou imbecis.

Agredir grupos religiosos é criar um conflito que pode se tornar completamente danoso para uma sociedade. Se uma pessoa chama um religioso imbecil de imbecil, o religioso imbecil vai chamar essa pessoa de outra coisa e assim vai se criar um círculo vicioso de ataques e agressões. Além do mais, ao chamar seus opositores de Gloria Perez de imbecis, ela acaba fazendo o que disse que não se deve fazer, elevar a voz dos seus adversários.



Gloria Perez talvez tenha alguma mágoa no coração por causa do assassino de sua filha ter se tornado evangélico ou apenas esteja refletindo o que realmente pensa. Na minha opinião, as novelas da 9 são um patrimônio da nossa cultura e de certa forma refletem as transformações na nossa sociedade. Mas as novelas que hoje mostram a  ascenção da nova classe média continuam a boicotar os evangélicos em seus enredos. Os evangélicos são sempre tirados como fanáticos e doentes nas novelas da Globo, logo, eles têm todo o direito de não gostar dessas novelas.



O melhor coisa que a Gloria Perez deve fazer é focar a novela para o público dela e aceitar que por causa do tema(e talvez da qualidade) da novela, muitas pessoas deixarão de assistí-la.  Criticar os diferentes só expõe as diferenças. Agredir quem está quieto só aumenta o número dos seus inimigos. Aceitar a a burrice das pessoas pode ser mais inteligente do que tentar criticá-las. Boicotar novelas é melhor do que boicotar pessoas.

 

8 comentários:

  1. Religião e fé, são para àqueles que para serem virtuosos, precisam viver sob a ameaça do fogo do inferno.

    Religião e fé, são para àqueles que para serem virtuosos, precisam de algo em troca (vida eterna)

    Chantagem, portanto. Serei isto se me deres aquilo. Isto por si só já é algo amoral.

    ResponderExcluir
  2. Que deus maravilhoso:



    Disse o Senhor: "MATAI portanto todas as CRIANÇAS do sexo masculino. MATAI também todas as mulheres que conheceram varão, coabitando com ele. Não conserveis com vida senão as meninas que não coabitaram com homem e ELAS SERÃO VOSSAS." (Números 31:17

    Palavras do Senhor: .... SEUS FILHOS SERÃO DESPEDAÇADOS, E AS SUAS MULHERES GRÁVIDAS SERÃO ABERTAS PELO MEIO. – Oséias 13:16

    Isaias 13:16 Disse o Senhor dos Exércitos: E SUAS CRIANÇAS SERÃO DESPEDAÇADAS PERANTE OS SEUS OLHOS; AS SUAS CASAS SERÃO SAQUEADAS, E AS SUAS MULHERES VIOLADAS.

    “Diz o Senhor: porém MATARÁS desde o homem até à mulher, DESDE ÀS CRIANÇAS ATÉ ÀS DE PEITO, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.” (I Samuel 15:2,3)

    MATAI a velhos, a moços e a virgens, A CRIANÇAS E A MULHERES... Ezequiel 9:6

    Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Cada um cinja a espada sobre o lado, passai e tornai a passar pelo arraial de porta em porta, E MATE CADA UM A SEU IRMÃO, CADA UM, A SEU AMIGO, E CADA UM, A SEU VIZINHO Êxodo 32:27

    MATAI VELHOS, MANCEBOS E VIRGENS, CRIANCINHAS E MULHERES, até exterminá-los a quem estiver o sinal; e começai pelo meu santuário. Então começaram pelos ANCIÃOS que estavam diante da casa. Ezequiel 9:5

    Êxodo 7:17 Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor: Eis que eu, com esta vara que tenho na mão, ferirei as águas que estão no rio, E ELAS SE TORNARÃO EM SANGUE.
    18 Os peixes que estão no rio morrerão, o rio cheirará mal, e os egípcios terão nojo de beber água do rio.
    20 Fizeram Moisés e Arão como o SENHOR lhes havia ordenado...
    21 De sorte que os peixes que estavam no rio morreram, o rio cheirou mal, E OS EGÍPCIOS NÃO PODIAM BEBER A ÁGUA DO RIO; e houve sangue por toda a terra do Egito.

    Um monstro selvagem, cruel, vingativo, assassino, sadomasoquista, pedófilo, genocida, fratricida, infanticida, filicida, genocida, etnocida etc. Com a palavra algum cristão renascido na sabedoria do espírito santo. NDSIMAS@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  3. Ser religioso é realmente isso que voc disse... Pessoas que querem seguir a religião como se fosse um monte de regras... Por isso sou cristã ... Pois amo a Deus pelo que Ele é, por ele me amar e por sentir esse amor presente em minha vida todos os dias... Evangelho é denominado religião, porém, para quem se entrega verdadeiramente a Deus e tem sabedoria para segui-lo da forma correta, sabe que a palavra religião não cabe perfeitamente! Que Deus te abençõe Nelson!

    ResponderExcluir
  4. ela é um mal exemplo para a população,em vez de pregar a paz semeia o conflito.

    ResponderExcluir
  5. INGRID - O que é deus? Onde está o deus? Se tudo criou onde estava e o que fazia antes de tudo criar? se para tudo teve um criador, o próprio não pode ter surgido do nada, sendo assim quem é o pai do deus pai? O que é céu? o que tem no céu? Onde fica o céu? Onde é o em cima e o em baixo em relação ao nosso planeta? O amor do teu deus que sentes presente em tua vida, seria diferente dos mais de três mil deuses idolatrados pela humanidade ao longo de sua existência? O idólatra do grande deus "Macaco Hanumann" por acaso vive infeliz porque idolatra o deus errado? Não seria a sua certeza um caso de egocentrismo ególatra e narcisista? Aguardo resposta: NDSIMAS@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por ter usado mais educação do que lhe foi dada Ingrid. A melhor forma de transmitir uma ideia não é usando a sabedoria para humilhar e ofender as pessoas, mas usando o amor, o tão esquecido amor, para explicar com paciência e tolerância um pensamento.
    Ficar retrucando perguntas que têm respostas óbvias para incitar conflitos na internet não passa de infantilidade de quem não sabe como as pessoas pensam.

    ResponderExcluir
  7. Nelson, a primeira resposta às suas questões é um versículo bíblico: Deuteronômio 29. 29 - "As coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei.
    A respeito dos mistérios relacionados a Deus, nem eu e nenhum humano conhece ou entende o que é não ter um começo e não ter um fim pois nossa vida é isso, é impossível imaginar algo que nunca nasceu, porque aqui na Terra todos nascem e morrem, eu nasci. e a maior certeza que tenho é que vou morrer, mas Deus não é "terráqueo", ele criou a Terra mas não é um ser comum dela. Deus é onipresente e onisciente, então ela está em todos os lugares e sabe de tudo, te dizer como é isso, eu não sei, pois para nós seres humanos isso é impossível, porém não fomos nós que o criamos e sim o contrário, o criador é sempre mais soberano que sua obra. O que tem no céu a bíblia relata e onde ele está não foi revelado, mas o Universo é um mistério para o ser humano, não é mesmo?
    Em relação ao cima e embaixo da Terra; cima para mim, é tudo que está seguindo em direção ao universo, sai da superfície em que pisamos e vai em direção ao céu que vemos, ultrapassando a atmosfera... Não sei se consegui fazer vc entender pois não sou nenhuma especialista em palavras, porém foram estas q consegui usar para te transmitir minha forma de pensar. Agora acho que vc está sendo equivocado em usar as os termos narcisista" "ególatra" e "egocentrismo", eu não acredito em outros deuses pois não encontrei razões para acreditar neles e procuro constantemente conhecer o meu Deus, assim como já li também a respeito de outras crenças, todos tem o direito de acreditar no que acha que é o certo e eu tenho esse direito e não sou nenhuma narcisista por isso, porque se voc perguntar a um budista se ele acredita da mesma forma que eu, ele vai usar os argumentos dele e não vai estar me ofendendo em nada, assim como eu não ofendi religião e crença nenhuma, apenas te transmiti a minha fé. Eu acredito que o Deus da bíblia sagrada é a quem devo adorar e amar pois ele me provou várias vezes sua existência em experiências pessoais e nada irá apagá-las da minha história. Eu percebo que vc tem estudado as religiões, e em relação ao evangelho não procurou conhecê-lo e sim procurou defeitos para atacá-lo, respeito sua opinião, mas só acho que de deveria ser menos irônico em suas perguntas pois elas soam agressivas e como disputa de conhecimento. Até logo! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Maldição... São Jorge na verdade é um demônio chamado Ôgum, um dos demônios de satanás. e o povo ai passando abatido achado tudo normal!

    ResponderExcluir