segunda-feira, 12 de novembro de 2012

EUVÍ: Latino processa vlogueiro Cauê Moura. Hipocrisia ou limpeza da honra?

Latino sempre foi conhecido como um cantor popular que faz sucesso desde os anos 90. O sucesso de latinou se enfraqueceu  no final da década de 90 e ele passou por um período de ostracismo que durou alguns anos. Durante sua queda de popularidade, Latino conseguiu revelar duas artistas de forma bem sucedida, a cantora Lucca e a sua então esposa, Kelly Key. Depois que Kelly Key se separou de Latino, o cantor parece ter caído num buraco do qual saiu mais forte do que nunca, despontando com vários sucessos.



No entanto, essa nova fase de sucesso da carreira de Latino se caracteriza por uma "forte influência" das versões brasileiras de músicas que fazem sucesso no exterior. O seu cd de retorno ao topo foi o Latino Apresenta as Aventuras do DJ L(2005), entre as principais músicas desse cd estão Renata e a gloriosa Festa no Apê.

O mais interessante é que Festa no Apê é a versão brasileira de um sucesso estrangeiro chamado Dragostea Din Tei, Latino teve o oportunismo de fazer uma versão da música romena mudando completamente a sua letra e sentido. Como resultado, o cantor conseguiu voltar para os holofotes se aproveitando do ritmo romeno. Latino não teria nenhum desconforto em expressar o que pensa em suas músicas. A outra música de sucesso desse cd era Renata, em entrevistas, Latino teria deixado entender que teria escrito Renata pensando na ingratidão da qual foi alvo depois de ser abandonado por sua ex, Kelly Key.

O refrão de Renata era:

Renata, ingrata
Trocou o meu amor
Por uma ilusão
Renata, ingrata
Quem planta sacanagem
Colhe solidão...

Muitos acreditam que Latino teria escrito essa música para Kelly Key, mas foi obrigado a chamar a música de Renata, pois ele teria medo dos processos da ex e porque ele não conseguiria fazer as rimas com o nome da Kelly Key.

Como se não fosse o bastante, Latino ainda escreveu a letra Você já foi mais Humilde. Uma clara resposta a sua ex-mulher Kelly Key, que depois de ser produzida e lançada ao sucesso por Latino, o abandonou dando por motivo as supostas traições que ele teria feito.

Latino ganhou fama pelas músicas que ele teria copiado/plagiado/homenageado/feito uma versão. Entre as músicas que ele teria copiado estão:

  1. Amigo Fura Olho = Ella Y Yo, Don Omar

  2. Festa no Apê = Dragostea Din Tei, O-Zone

  3. Sem noção = Chacarron Mocaron, El Chombo

  4. Selinho na Boca = Kiss kiss, Tarkan

  5. Dança Kuduro = Danza Kuduro, Don Omar e Lucenzo

  6. Despedida de Solteiro = Gangnam Style, Psy


Latino nesses últimos anos não perde a oportunidade de lucrar e aparecer na mídia com suas versões de músicas estrangeiras, a sua última cartada foi Despedida de Solteiro, versão do estrondoso sucesso Gangnam Style, de um rapper coreano . Antes mesmo de Latino divulgar a sua versão, muitos nas redes sociais já especulavam como seria a versão de latino e torciam para que ficasse boa. Mas todos os sonhos foram a baixo quando Despedida de Solteiro foi vazada no Youtube. As críticas caíram sobre os ombros de Latino, que foi acusado de assassinar a música fazendo uma versão altamente sem originalidade e que fazia apologia a promiscuidade indeliberada.

Como fruto de toda a repercussão negativa que a música Despedida de Solteiro estava fazendo, um indignado vlogueiro chamado Cauê Moura postou no Youtube uma versão de Gangnam Style que fazia duras críticas à versão que o Latino havia feito. Em seu vídeo, Cauê se utilizou de palavrões e de expressões de baixo escalão para denunciar a sua repulsa e ogeriza ao trabalho do músico Latino. Daí o Latino resolveu que iria processar o vlogueiro por suas críticas.

Já imaginou se todas as críticas feitas na internet fossem acabar nos tribunais? Será que o Latino não está processando o pobre vlogueiro para aparecer ainda mais? Será que o Latino realmente está preocupado com o falam dele na internet? Será que é justo um artista viver dos sucessos criados por outros artistas? Um cantor que usa suas músicas para expressar o que pensa pode processar alguém por fazer o mesmo? Será que alguém não pode fazer um vídeo criticando outra pessoa sem se preocupar em ser processado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário