sábado, 24 de novembro de 2012

EUVÍ: Qual o futuro de Mitt Romney?2016?


Hoje eu abri meu facebook e fui dar uma olhada na página do derrotado Mitt Romney. No Dia de Ação de Graças ele postou uma foto bastante humana abraçando sua mulher e agradecendo pelo excelente ano que ele teve. O interessante é que o robótico Romney não aparecia tão humano na época que estava concorrendo a presidência. Nos comentários da foto muitas pessoas lamentando pelo fato dele nunca ter a chance de concorrer a presidência mais uma vez.



Romney concorreu a nomeação republicana em 2008 e gastou bastante dinheiro do próprio bolso para fracassar. Em 2011, Romney fez uma reunião de família declarando que queria concorrer a presidência mais uma vez e pedindo a opinião de sua extensa família. Quando ele perguntou se ele deveria concorrer de novo, toda a família dele ficou de mãos abaixada(pois sabiam dos riscos e do desgaste físico, financeiro e emocional que a tentativa ia implicar para toda a família), com exceção da mulher de Romney, Ann Romney. Romney então decidiu que o apoio de sua mulher era o suficiente e resolveu se lançar em mais uma tentativa frustrada de ser presidente.

Durante a campanha, Ann Romney deixou claro que seu marido não concorreria de novo e que temia pela saúde mental de Mitt caso ele tivesse que passar por tudo aquilo de novo. Bem, Romney nunca foi o preferido do partido e só conseguiu a nomeação em 2012 por causa de sua extrema organização na campanha e da fraqueza dos seus oponentes radicais. Num momento em que seu partido decidiu ser radical, Romney era o moderado de Massachussets(estado liberal) que tentaria destronar o carismático e amado Obama.



O futuro político de Romney é bastante nebuloso. Ele sai da eleição de 2012 sem nenhum capital político. O partido republicano aprendeu a lição dessa vez e na próxima nomeação vai ter pelo menos um candidato latino disputando a vaga de presidente. Me recordo que quando Romney escolheu para ser seu vice o deputado Paul Ryan(branco,jovem e católico) e não o senador Marco Rubio(latino,carismático,jovem e católico), eu cheguei a decretar que a derrota de Romney estava mais perto, uma vez que o eleitorado latino deveria ser fundamental em 2012(e nem foi).



1- Presidente

As chances do partido dar a nomeação para Romney de novo são MUITO remotas. O partido republicano tem muitos candidatos mais promissores que ele(Rubio, Christie, Jeb Bush, etc).

2-Vice-presidente

Tentar conseguir uma nomeação para o cargo de vice seria um trampolim certo para Romney, mas ele pouco agrega para o cargo e nem possui força dentro da ala moderada do partido para pleitear o cargo.

3-Governador de Massachussets

Romney poderia tentar se candidatar novamente ao cargo de governador de Massachussets, mas certamente para isso teria que rever suas posições em relação ao casamento gay e ao aborto, sem isso é simplesmente impossível ele se eleger num estado tão liberal, e mesmo se assim fizesse, encontraria outras enormes dificuldades.

4-Senador de Massachussets

Em 2014 o senador John Kerry vai deixar sua cadeira no congresso para atuar como secretário de defesa ou chefe de Estado. Com isso Romney poderia tentar a sorte no senado pela segunda vez, já que foi derrotado em 1994. Muito improvável.



Bem, Romney tem 65 anos e possui uma saúde fantástica e até aparenta ter uns quarentinha. Por mais que sua saúde e sua condição financeira o permita continuar na vida pública, ele simboliza um momento político já superado e dificilmente vamos ouvir falar dele nos próximos anos. Porém, por mais que ele diga que vai passar o resto da sua família se dedicando a sua família e com seus 15 netos, pode ser que o futuro ainda destine algumas surpresas para o vovô Romney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário