domingo, 4 de novembro de 2012

EUVÍ: Jovens do Rio de Janeiro participam da MARCHA DOS ZUMBIS(ZOMBIE WALK), mas não se manifestam contra a corrupção





zumbi
s. m.
1. [Brasil] Ente fantástico que, segundo a crença popular, vagueia dentro das casas a horas mortas.
2. O indivíduo que só sai à noite.
3. Lugares ermos do sertão.

Eu adoro zumbis, mas estranhei um pouco a marcha dos zumbis que aconteceu no dia de finados no Rio de Janeiro. Mesmo sendo um entusiasta da zumbilogia, eu achei que a marcha demonstra algumas mazelas na nossa sociedade.



É inacreditavel a falta de engajamento político da nossa geração, na geração passada os estudantes saíram as ruas para derrubar um presidente e mudar a história da nossa nação.

Os estudantes que no passado eram uma importante força política, hoje já não mostram o mesmo interesse em protestar contra as falcatruas e os desmandos dos poderosos.



Quando Collor foi impetimado, toda a juventude se mobilizou nas principais cidades para demonstrar a sua indignação. Quando o Brasil viu o maior escândalo de sua história(mensalão), os jovens não fizeram nada e se prostraram na sua inércia.

Onde estava a UNE na época do Collor? Onde está a UNE agora com o escândalo do mensalão? Será que a UNE se escondeu porque dessa vez os culpados são esquerdistas?



Olha, a zombie walk é um evento internacional que pega carona na recente popularidade da cultura zumbi em séries e filmes bem sucedidos. Os jovens têm todo o direito de participar da zumbi walk, mas muitos que compareceram nessa marcha, não protestam contra o aumento das tarifas de ônibus e contra os atos corruptos de nossos líderes eleitos.

Por que nossa geração ao invés de pintar a cara de zumbi, não pinta a cara para mostrar a indignação?



Uma pessoa demora horas as vezes para se vestir de zumbi, comprando maquiagem para se transformar num monstro e depois ficar horas vagando pelas ruas imitando um anencéfalo. O problema é que essa anencefalia fingida não é pior do que a anencefalia política.



No final das contas a marcha é mais um retrato da nossa geração, que escolheu ignorar e morrer para os assuntos de interesse da nação e abraçou com toda a força a cultura pop. Isso porque talvez nós acreditemos que seja mais fácil ignorar a política do que querer mudá-la.



A juventude atual têm o trabalho de se pintar de morto-vivo, mas não dá sinal de vida na hora de mostrar sua indignação contra a corrupção. Tomará que no dia a enfestação zumbi tomar o Brasil, os zumbis participem da marcha contra a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário