sábado, 3 de novembro de 2012

EUVÍ: Obama só perde por um milagre, mas só estou vivo por causa de um.

No dia seguinte a eleição é certo que veremos um cenário de país dividido. Se Obama ganhar tudo indica que a divisão só tende a aumentar, já Romney ganhando terá pelo menos uma chance de se aliar com os democratas moderados e unir o país.

O problema é que ambos os lados investiram muito nessa eleição, não somente dinheiro, mas emoções . A frustração da derrota pode fazer o lado perdedor ficar indisposta a uma reconciliação, principalmente se forem os republicanos os derrotados.



Obama teve um primeiro mandato aquém de todas as expectativas, mas não o suficientemente ruim para diminuir a sua vantagem de 8 milhões de votos que possuiu em 2008.  Mesmo sabendo que a correnteza estava contra Obama, sou obrigado a reconhecer que depois de sua rápida e eficaz resposta ao furacão Sandy, os ventos presidenciais sopram a favor de Obama.

Romney, que estava crescendo nas pesquisas passou a regredir seu desempenho, alerto que as pesquisas americanas tem viés democrata, em 2004, elas apontaram uma vitória de John Kerry e falharam miseravelmente.  Esse ano acredito que as pesquisas também estão viesadas, mas mesmo assim, não o suficiente para mudar o mapa eleitoral.

Romney parece já ter perdido em Nevada e  na Pensylvania, já em Ohio as pesquisas estão ruins pro lado dele. Até os analistas políticos republicanos mais sensatos já estão começando a jogar a toalha e prever uma vitória Obamista. Esse movimento é bem parecido com uma torcida que começa a abandonar o estadio um pouquinho antes do jogo terminar, só porque o time está perdendo.



Levando em consideração as pesquisas, Obama vai para o dia da eleição com 80% de chances de se reeleger, uma virada republicana é tão improvável que pode até ser considerada um milagre, mas alerto que milagres algumas vezes acontecem. Afinal, a única pesquisa de opinião que importa é a que será feita no dia da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário